Exercício N. 2: Formas Breves
SOBRE O CENÁRIO:
Optou-se por um “não cenário”, ou por uma “geografia” – um grande vazio negro, abandonado pelos atores e pelo espetáculo. As interferências cênicas acontecem num espaço limitado, em uma pequena nesga onde a luz se faz presente. Só conhecemos o que vemos, o vazio nulo é uma vastidão de possibilidades intocadas, como o nosso extenso universo, como o espaço infinito de uma biblioteca ou o espaço ilimitado da compreensão de um fragmento. De nós mesmos conhecemos pouco, do nosso mundo conhecemos a superfície, do universo, um pontinho numa poeira. Um vazio cheio de possibilidades.
SOBRE A PEÇA:
Peça em um ato a partir de fragmentos de livros de diversos autores (Dostoiévski, Tchecov, Thomas Bernhard, Kafka, Sérgio Sant’anna, André Sant’anna, Anaïs Nin, Pedro Almodóvar, Walt Whitman, Antonin Artaud, Elias Canetti, Mario Novello, Bertold Brecht, Ian MacEwan, Marguerite Duras, Honoré de Balzac).
Fragmentos de experiências cotidianas, apresentadas através de diferentes personagens e situações, extraídas ou criadas com base em trechos de livros das mais variadas seções de uma biblioteca. Com o objetivo de investigar o homem contemporâneo através de sua vasta obra literária e de elementos da vida cotidiana, pequenos experimentos narrativos e relatos pessoais tornam-se “fragmentos do mapa de um território desconhecido” (Ricardo Piglia). São breves formas de um território que pretendemos conhecer um pouco mais, na busca por conhecer um pouco mais de nós mesmos, já que, do nosso mundo, conhecemos a superfície, do universo, um pontinho numa poeira. Assim é o espaço negro em que se desenrolam esses experimentos narrativos: um pontinho numa poeira, ou ainda, um vazio cheio de possibilidades.
Fonte: http://formasbrevesdotempo.wordpress.com/
FICHA TÉCNICA
Cenografia: Camila Toledo e Bia Lessa
Direção: Bia Lessa
Dramaturgia: Maria Borba
Iluminação: Pedro Farkas
Música: Dany Roland
Música Original: Rubinho Jacobina
Figurinos: Bia Lessa
Programação Visual: Anne Reis e José Cardozo
Produção: Equipe Formas Breves
Assistente de Direção: Sofia Karam
Local: Sesc Vila Mariana, São Paulo, SP
Data Projeto: 2009
Fotos: Acervo Pessoal